Gestão

Eixo 1


O eixo GESTÃO diz respeito ao apoio, acompanhamento e controlo estratégico e logístico dos restantes eixos que integram o projeto.

A este Eixo concernem as atividades de contactos, organização e lançamento de eventos, submissão de apoios a financiamento do projeto, entre outras atividades que contribuam para monitorizar e impulsionar o alcance dos objetivos a que o projeto se propõe a alcançar.

Inventário de recursos

Eixo 2


O eixo INVENTÁRIO DE RECURSOS será o vetor background do projeto, na medida em que nos permitirá fazer um primeiro reconhecimento, o mais exaustivo possível, dos territórios que integram o mesmo, e, como tal, compreender de que forma o plano estratégico pode ser definido, com base numa primeira perceção e compreensão destes territórios. Este inventário contribui para a construção de itinerários que valorizem o território (Ambiente, paisagem & arqueologia).

Ciência e Investigação

Eixo 3


Com este eixo estratégico pretendemos interligar o conhecimento científico que é gerado, com a cultura das instituições e buscando simbiose com os objetivos estratégios na entidade.

Seguindo esta premissa, pretendemos desenvolver um conjunto de ações que promovam e ampliem a investigação científica no âmbito do desenvolvimento e implementação do projeto. 

Educação e Formação

Eixo 4


A Educação Patrimonial, constitui uma ferramenta fundamental para a sensibilização de crianças, jovens e adultos para a importância do Património e para a necessidade da sua preservação, uma vez que só se pode valorizar e, consequentemente, preservar aquilo que verdadeiramente se conhece. Neste sentido, este eixo é essencial para estimular o sentimento de pertença, em relação ao seu território e ao património natural e cultural que este encerra, e contribuir assim para a sua conservação.

Turismo e Desenvolvimento Comunitário

Eixo 5


Uma das áreas fulcrais para o desenvolvimento de territórios chancelados pela UNESCO é o Turismo. Como tal, é importante que seja feita uma aposta forte no fortalecimento e expansão daquilo que é a atividade turística do território. É necessário oferecer uma variedade de recursos, assentes naquilo que são as atividades turísticas per si, mas também em todos os elementos passíveis de serem patrimonializados e usados em prol do desenvolvimento turístico. é imperativo que numa sociedade desenvolvida e consciente se pratique, de forma assídua, um turismo sustentável que permita a preservação dos recursos. Desta forma, será possível incrementar a afluência turística de forma sustentada, de modo que todos os visitantes possam desfrutar de forma igual estes recursos. A aposta na divulgação e interpretação de todo o património, bem como no incentivo à formação turística são também fulcrais, permitindo desta forma proporcionar uma experiência mais enriquecedora para os visitantes, o que pode traduzir um aumento na duração de estadia dos mesmos. Pretende-se ainda identificar tipos de Turismo que se praticam neste território e apontar estratégias pré-definidas para a divulgação do Património regional encaixe nestas dinâmicas.

Preservação e Valorização

Eixo 6


Os recursos turísticos encontram-se subexplorados, e somente nos últimos anos se tem verificado uma diversificação das atividades turísticas. Entre estas, Turismo Arqueológico é uma das vertentes com maior margem de crescimento, apostando no turismo de natureza, aventura, conhecimento e bem-estar. Na região, a aposta neste tipo de atividades apresenta um enorme potencial, será expectável com a implementação desta estratégia, um incremento no número de visitantes ao território, o que representará um grande desafio para a gestão e conservação dos sítios arqueológicos de forma a evitar a sua degradação. Assim, é necessário estabelecer uma estratégia de preservação e monitorização de sítios em que deverão ser incluídos todos os valores naturais, abrangendo não só a cultura, a biodiversidade, mas também a geodiversidade, trabalhando todo estes pontos de uma forma holística e assegurando que os procedimentos de gestão tenham em consideração a vulnerabilidade deste património.

Comunicação e Marketing

Eixo 7


Hoje, comunicar constitui um imperativo dos territórios, seja como estratégias de divulgação, seja como forma de posicionamento em diferentes domínios do seu desenvolvimento. Em qualquer dos casos, saber comunicar os seus recursos, os elementos diferenciadores ou as estratégias definidas, constitui uma vantagem competitiva que não pode ser negligenciada na atualidade. Numa outra perspetiva, a comunicação traduz uma estratégia definida pelos territórios, visível pelo modo como se comunica e o que se comunica.